Home Itapevi Celebração de 51 Anos da Emancipação de Itapevi

Celebração de 51 Anos da Emancipação de Itapevi

E-mail Imprimir PDF

51_anos

Aniversário de 51 Anos da Emancipação Político-Administrativa de Itapevi

Na última quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a cidade de Itapevi comemorou 51 anos de Emancipação Político-Administrativa. As atividades do evento foram no decorrer do dia e contaram com a presença de autoridades locais e regionais, personalidades do município e o principal convidado: os cidadãos itapevienses.

 

Missa Especial

Em comemoração ao aniversário, a cidade teve três atividades especiais no dia. A primeira foi uma Missa Especial celebrada pelo monsenhor Claudemir José dos Santos (vigário da Catedral de Santo Antonio, da Diocese de Osasco) e acompanhada pelos padres da cidade, que iniciou às 9 horas na Igreja Matriz de São Judas Tadeu na praça Padre Romeu Mecca.

Durante a cerimônia religiosa que foi acompanhada por centenas de fieis, foi falado da trajetória dos cidadãos que fizeram a história da cidade e o religioso ressaltou o quanto o município de Itapevi cresceu e se desenvolveu nos último cinqüenta anos.

Homenageada durante a missa por seu aniversário, a prefeita Dra. Ruth fez questão de reconhecer os moradores da cidade que colaboraram com os mais necessitados devido aos estragos causados pelas chuvas no último mês.

missa

O Totem

Logo após a cerimônia católica, foi inaugurado um totem comemorativo ao primeiro cinqüentenário da emancipação nas dependências do Paço Municipal, no centro da cidade. Local esse que já era um marco histórico de Itapevi por ter pertencido antes de ser prédio público, a um dos moradores mais nobres do município, Joaquim Nunes.

O mural comemorativo exibe em alto relevo imagens relativas à história do município, como a passagem dos bandeirantes, a lenda em torno do nome da cidade, a luta pela emancipação e o crescimento do antigo distrito da cidade de Cotia que hoje leva o nome de Itapevi. O monumento foi criado pelo artista plástico Ademir Balera, o Paraná. A obra levou cerca de seis meses para a sua conclusão.

"Estamos vivenciando uma nova era e desejamos manter essa história viva, para que nossos filhos saibam que aqui vive gente de garra, um povo que dá o sangue por esta cidade", afirmou a prefeita Ruth Banholzer.

aniversario_51_1

Sessão Solene

Em seguida ao evento do Paço Municipal, houve a tradicional sessão solene na Câmara Municipal de Itapevi com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu, do presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira Godoy (Teco), vereadores, secretários e personalidades municipais.

O presidente da Câmara, o vereador Teco falou em nome de todos os vereadores, afirmando que a cidade tem muito que comemorar, pois este ano de 2010 será marcado pelo desenvolvimento graças ao trabalho e os investimentos feitos na administração da atual gestora, a Prefeita Ruth Banholzer que tem colaborado para a conquista de renda dos munícipes. O nobre edil ressaltou que esse grande momento se deu graças à seriedade desta administração e a conscientização por grande parte da população.

sesso_solene

História Viva

Com a ata original da emancipação em mãos assinada também por ele, o único emancipador ainda vivo, Raul Leonardo, fez um balanço dos principais acontecimentos dos últimos 50 anos. "Aos 84 anos, comemoro mais uma vez um aniversário deste município que ajudei a criar. Agradeço a cada um que um dia colaborou para que tudo isso se tornasse realidade. Hoje somos um município respeitado, uma cidade em pleno desenvolvimento".

raul_leonardo 

Administração com Seriedade e Respeito à população

A decisão da Prefeita Ruth Banholzer em não fazer da importante data um evento com festas, demonstrou a seriedade da sua administração e o respeito a todos os cidadãos itapevienses. Não faltariam motivos para que houvesse uma grande festa em torno desta data, pois aniversários de personalidades publicas como o da prefeita, do vice-prefeito e de um vereador somados com os 51 anos de emancipação político-administrativa, seriam mais do que suficientes para uma grande festa com discursos em palanques, balões e doces, fanfarras e tudo mais.Mas em respeito aos cidadãos as atividades forão restritas somente aos eventos oficiais, em função da decretação de Situação de Emergência em Itapevi, por causa das fortes chuvas que causaram enchentes e escorregamentos de terra.

seriedade

“Neste momento se faz mais urgente garantir a segurança e a integridade física de nossa população. Todos os esforços da administração municipal estão voltados ao atendimento às famílias prejudicadas pelas tempestades e ao breve retorno da normalidade do município”, destacou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Desta forma, os novos prédios dos CEMEB’s Carlos Drummond de Andrade (no Jardim da Rainha) e Tarsila do Amaral (no Parque Suburbano), que seriam entregues durante as festividades, iniciaram atividades normalmente na última quinta-feira (4). Já o CEMEB do Jardim São Carlos deve entrar em funcionamento em breve.

Ilustres Aniversariantes

Podemos dizer que as comemorações foram para 5 ilustres aniversariantes na data de 18 de fevereiro:

1) A Prefeita de Itapevi, a Dra. Ruth Banholzer;
2) O Vice-Prefeito e engenheiro Jaci Tadeu;
3) O vereador Paulo Rugiério de Almeida, o Prof°. Paulinho;
4) A Cidade de Itapevi;
5) E por último mas não menos importante, os cidadãos itapevienses.

Última atualização ( Sáb, 06 de Março de 2010 14:21 )  

Conectar !



Portal TV

Album de Fotos

Seguidores

 keila Brandao Bastos
 marcio
 clislene lopes
 edilson pereira
 Rayra Almeida
 Tamires de Santana Souza
 Isabelle
 Igreja de Cristo
 Juliane Alves
 wellington
 thiago
 Alex Araújo
 kelly Aparecida Soares N.
 Raphaela Gonzaga
 Beatriz dos Santos Souza
 Letícia Martins
 Viviane alves Siqueira
 Andy
 Isabela Cândido de Almeida
 Renan
 Lucas Raphael

Parceiros

radioideal

projeto_semente
tevinabalada

prefeitura_itapevi

Próximos Aniversáriantes

Ultimas Notícias

Próximos Eventos

Dom Abr 20, 2014 @19:00 -
ClubQ - Domingueira